Como aproveitar o Natal em Lisboa à séria!

Lisboa (e Portugal em geral) está na moda, e ponto final! Continua a ser um fenómeno para mim, como é que só agora nos descobriram, mas enfim, mais vale tarde que nunca. O facto de haver turistas aos magotes faz com que nos preocupemos ainda mais em proporcionar atividades diferentes todos os dias. Ele há mercados, há novas iniciativas nas ruas a cada dia, fins de semana repletos de coisas boas para comer e visitar e aquela conversa do “não temos o que vamos fazer com as crianças este sábado” já não se aplica.

rawpixel-com-445786.jpg

Photo by rawpixel.com on Unsplash

O Natal é muito importante para os portugueses regra geral. Decoramos as casas e começamos a ouvir nas lojas e espaços públicos músicas natalícias desde novembro. Não nos cansamos do All I want for Christmas, embora digamos que sim, a verdade é que a música continua a passar em tudo o que é lugar quase em repeat. As nossas casas ganham vida e magia e as ruas ficam cintilantes, quer porque pelas decorações públicas, quer pelos muitos portugueses que decoram as zonas externas com muita alegria.

Por todo o país se montam presépios, uns com mais rigor, outros nem por isso, mas em cada terrinha as igrejas se vão decorando e aliando à festa. Como vêem aqui não brincamos em serviço.

Aqui em Lisboa temos aquelas atividades míticas que não dispensamos cada Natal.

Como ir à baixa ver as decorações de Natal. Se a Carrie Bradshaw, do Sexo e a Cidade, fosse portuguesa (e vivesse em Lisboa) a Avenida da Liberdade seria a sua avenida de eleição. E consigo imaginá-la a beber o seu café e a visitar as lojas míticas dessa rua enquanto faria as suas compras de Natal. É nesta nesta zona da cidade que está a mais bela decoração de natal. Embora durante alguns anos tenha vindo a alterar-se a verdade é que sempre mágica, e estamos sempre à espera que se acendam pela primeira vez. E está quase, será já no dia 30 de novembro. Portanto dia 1 de dezembro já sabemos onde andarão todos.

E se as luzes não são suficientes para vos impressionar o que dizem de um videomaping no Terreiro do Paço? Por aqui já tivemos vários espetáculos, mas até agora não tem desiludido. Imponentes e mágicos são sempre um momento especial nem que seja para uns stories no Instagram. Na minha opinião valem sempre a pena e acabam por ser um momento bem passado a dois ou em família. De 11 a 20 de dezembro passem no Terreiro do Paço pelas 19h, 20h ou 21h.

Por cá não há neve, mas como gostávamos de ter lembrámos-nos este ano de colocar uma pista de gelo em plena Praça do Comércio (Terreiro do Paço). Basicamente passa-se lá tudo! Andar de patins no gelo não é algo para qual os portugueses na sua maioria tenham nascido e nas nossas pistas falseadas não há aquela elegância vista noutras capitais, onde todos andam elegantemente em círculos. Por cá há muitos desengonçados e quedas vergonhosas. Mas não tem mal. Estamos a aprender. Quem quiser este ano pode aproveitar esta pista entre 11 de dezembro e 10 de janeiro, entre as 10h e as 22h, e levem a família que vai valer a pena.

Teremos ainda muita coisa a acontecer por cá: mercados (vejam aqui uma listinha que a TimeOut publicou), feiras, concertos e muito mais.

É assim. Gostamos mesmo do Natal como se vê. Se estiverem de visita ou para ficar juntem-se aos portugueses e saiam de casa com as famílias, vão gostar!

Anúncios

Autor: Ana Aurélio

Creative and in love with people.

3 opiniões sobre “Como aproveitar o Natal em Lisboa à séria!”

  1. Ola Ana!
    Estas mesmo a me dar saudades do Portugal! Nasci e cresci em França (que os meus primos todos me invejam). “So” vou para Portugal 15 dias por ano, no verao, no Algarve dos meus pais e que gostou tanto e que me deixa triste quando temos que regressar “a casa”. A minha sorte é o meu “marido” ter-se apaixonado tambem da minha terra, até que estamos em pensar em deixar a nossa vida ca para aproveitar de tudo o que la gostamos.
    Tambem vejo esses turistas (e principalmente franceses mesmo) invadir os nossos sitios como se nunca tivessem existido antes so porque Portugal e agora “the place to be”. E eu que conheço tao pouco de Lisboa, do meu pais todo, ainda tenho tanto para descubrir! Numa certa maneira, estas a ajudarme: a seguir o teu blog, estou a familiarisarme com o vocabulario, as expressoes, e deixa me pensar que estou cada vez mais perto do Portugal. So para isso, obrigada! 🙂
    Martine

    Liked by 1 person

    1. ❤️ obrigada pelas palavras Martine. Sou uma apaixonada pela nossa cultura e país e fico muito feliz por finalmente estarmos a acreditar mais em nós e a valorizarmos o que temos. É mesmo longe “aqui” estás sempre em casa! Beijinhos

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s