Salvador da Eurovisão!

Bem, agora que ganhámos o Festival da Canção pela 1ª vez é fácil falar bem do Salvador. O texto que se segue foi escrito logo após a entrevista que ele deu no Alta Definição e antes da final do passado sábado. Na altura não partilhei, porque hesitei se o queria publicar naquele dia e depois passou-me. Hoje a deambular pelos meus “rascunhos” encontrei-o e decidi que o quero publicar só para nos relembrar que precisamos falar menos de quem não conhecemos assim tão bem e aprendermos mais com o que vemos. Se alguém, está comigo faça um comentário, por favor. 🙂

“Toda a gente fala do Salvador Sobral. Pena que quem muito fala pouco acerta.

Até que hoje, no meu tempo de cozinha, coloquei no meu iPad o Alta Definição do passado sábado com o Salvador.

E fiquei agradavelmente com a entrevista. Vi alguém apaixonado com o que faz, encantado com a vida e a lutar para vivê-la o melhor possível. Não sei bem o problema de saúde que o aflige, mas também pouco me interessa. O importante é que ele é um lutador, e que merece o nosso respeito em tudo. 

Uns criticam-no, outros defendem-no. Eu opto por respeitá-lo, pela individualidade e genuinidade. Admiro a autenticidade de alguém que não se esforça para cativar, mas que cativa por amar a vida como ele ama.

Já agora ir à final do Festival da Canção 7 anos depois já é um grande feito.” 

E ganhou. Vá lá não digam que já sabiam porque isso não é verdade. Desconfiavam, acreditavam no fundo, mas não sabiam. Nunca tínhamos ganho o Festival da Canção, nem sequer estivemos uma vez que fosse em primeiro lugar na classificação. Este ano estivemos sempre em primeiro, do início ao fim. Quem é da minha idade cresceu a sonhar em Portugal vencer a Eurovisão, tal como vibrávamos sempre que ganhávamos os Jogos Sem  Fronteiras. Mas disseram-me sempre que não, que não interessava à Europa que Portugal ganhasse. Olhem bem, vencemos e eles perderam. Para mim fica uma lição muito importante: vivemos num mundo de influências e jogos de poder, mas a autenticidade e simplicidade ainda conseguem tocar os corações dos humanos, acima do dinheiro e do poder.

Não se de quem é esta foto originalmente, mas tirei-a emprestada do Instagram da minha amiga Mafalda. Esta foto está linda e merece ser partilhada. Parabéns João.

Autor: Ana Aurélio

Creative and in love with people.

Deixe uma Resposta

