Podia ignorar, mas não consigo!

tumblr_m0t6j2d8do1qzfqb8o1_500

Fonte: Pinterest

Tentei, a sério que tentei, mas não consigo não-falar sobre estas recentes notícias de violência infanto-juvenil que vieram ao conhecimento público. Continuamos a ficar incrédulos, muito indignados, mas no dia seguinte continuamos a nossa vida como se nada fosse. Mas queria dizer-vos (só para o caso de não saberem) que isto é o “prato do dia” das escolas hoje em dia. Só que nem sempre há “totós” a filmar estas agressões e publicá-las nas redes sociais, para o provar. Então é como se não acreditássemos que isto é possivel. Mas é, muito REAL.

Gostava de dizer algumas coisas a cada um dos intervinientes desta triste cena:

Aos que bateram naquele rapaz.

Vocês são uns cobardes, e muito tristes. Acham-se uns fortes, mas não passam de uns fraquinhos ridículos. Desejo que nunca vejam um filho vosso a levar pontapés na cabeça como vocês fizeram àquele miúdo. Não há motivo nenhum que justifique aquela violência. Mas sabem porque é que vocês fizeram aquilo? Porque eram 7 ou 8 contra 1. Isso é ser um valentão? Um bad boy?Isso é ser um idiota de um cobardolas que só sabe resolver coisas à estalada e ao pontapé, de preferência com os “amiguinhos” a ajudar. Por mim, vocês iam presos. Não tem 18 anos? Se têm idade e tamanho para espancar alguém daquela forma, então podem perfeitamente ser presos. Porque alguém que bate assim, não pode andar em liberdade, mas deve ser corrigido. Desejo profundamente que vocês consigam compreender a gravidade do que fizeram, que se arrependam (peçam desculpa) e que possam decidir mudar o vosso comportamento daqui para a frente.

Aos que ficaram a olhar impávidos e serenos.

Vocês são os mais me envergonham. Como é possível ficarem a olhar e não fazerem nada? Houve ainda uma triste de uma miúda que disse: “olha aí que ele está a sangrar”. Que estranho! O miudo levou uns 20 murros na cabeça, mais uns 7 pontapes (também na cabeça), desmaiou levantou-se tonto e ainda bateu com a cara no carrinha de caixa aberta que estava ali estacionada, e está a sangrar? Não dá mesmo para perceber, não é? Espero que nunca sejam vocês a apanhar e que estejam outros cobardes a olhar sem vos ajudar. É vossa responsabilidade intervir e impedir que estas coisas aconteçam.Como seres humanos não é suposto ficarmos indiferentes quando alguém é espancado ao nosso lado. Ficarias indiferente se fosse o teu irmão/irmã? E se fosse o teu melhor amigo? O rapaz merecia aquilo? Acham mesmo que sim? Se calhar não. Deixem de ser maricas, e comecem a enfrentar a violência e a fazer alguma coisa.

Ao que filmou.

Obrigado por seres tão parvo! Porque só um parvo filma a cena de violência em questão e ainda publica nas redes sociais. Querias o quê? Mostrar a maravilha que os teus amigos fizeram? Ajudar o miúdo não foi, porque senão tinhas intervindo no momento, ou terias enviado o vídeo diretamente para a polícia em vez de o publicares. Os teus amigos devem estar muito felizes, porque graças ao teu vídeo os teus amigos foram identificados e e provavelmente serão acusados. Não sejas espectador, age. Não precisamos de gente de câmara na mão, que não faz nada com o que capta.  Ser negligente é vergonhoso.

À mãe da vítima.

Desculpe a estupidez das nossas escolas, que não têm a porcaria de uma câmara de vigilância, e não fazem nada quando uma situação destas acontece. Nenhuma mãe deveria assistir a uma violência destas ao seu filho. É uma brutalidade. Mas levante-se e não deixe que isto caia no esquecimento. Envolva os outros pais. Porque os pais presentes e ativos são muito importantes na luta contra a violência nas escolas. O basta também parte de vocês.

À vitima.

Espero que consigas ultrapassar toda a dor que isto te causou. Seja o motivo que for, não merecias ter sofrido este ataque. Mas que isto te torne mais forte e determinado, e que possas ser uma voz ativa na luta contra a violência, não só nas escolas, mas em geral. Que mais jovens possam dizer contigo NÃO, sem sofrer consequências disso.

 

Anúncios

Autor: Ana Aurélio

Creative and in love with people.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s