Como limpar os vossos pincéis?

Bem, esta é sem dúvida uma questão super recorrente, quer durante os workshops ou até formações profissionais. Todos queremos os nossos pincéis limpos, com aparência saudável e acima de tudo com uma longa vida pela frente!

Por isso mesmo é fundamental que tenhamos máximo cuidado no que toca à sua higienização.

Sabiam que os vossos pincéis devem ser limpos pelo menos de quinzenalmente? Sabiam que os pincéis de base e outras texturas cremosas são facilmente portadores de bactérias se não forem limpos com uma grande regularidade, mesmo que só os utilizem esporadicamente?

Pois bem, os nossos pincéis são caros e requerem máximo cuidado (sim é chato, mas tem mesmo de ser!). Vou partilhar com vocês as minhas duas opções no que toca à sua limpeza.

A minha primeira forma de limpeza é com um spray! É rápido e eficaz. Limpa a sujidade de maior, desinfecta-os, e garante que os pincéis ficam operacionais imediatamente caso precise de os utilizar. Este é o método que utilizo quando tenho vários trabalhos num dia, ou quando tenho vários dias de trabalho consecutivos. Já devo ter experimentado quase todos os líquidos de limpeza de pincéis no mercado e para mim apenas existem 2 que são competentes: o da Make Up For Ever e o da Ben Nye. Estes dois limpam a fundo, desinfectam e cuidam das cerdas permitindo que voltem à cor original, mesmo depois de uma sombra preta ou até mesmo depois da utilização da base. São rápidos eficientes e extremamente caros para um uso diário como o que faço.

A minha segunda forma de higienizarão é a limpeza com sabonete qualificado para limpar e cuidar das cerdas. Aqui o caso muda de figura pois este é um método mais moroso e trabalhoso (para limpar todos os meus pincéis levo cerca de 2h30). Cada pincel é humedecido, lavado e colocado a secar. O processo de secagem, por exemplo, leva cerca de 24h (no inverno) para pincéis de olhos, e 48h para pincéis de rosto. Mas, apesar do trabalho e do tempo, na minha opinião, este é o único método que verdadeiramente limpa e deixa os pincéis impecáveis, como novos. Claro que comigo este método só funciona quando eu não trabalho todos os dias, pois não posso dar-me ao luxo de ficar com pincéis molhados, e por isso preciso dar-lhes tempo para secarem na totalidade de forma a garantir a sua durabilidade.

O sabonete que sempre utilizei é da Da Vinci. É eficaz e tem um cheiro ótimo a citrus. Tem um preço razoável (principalmente comparado com os sprays). Sempre usei este sabonete até ter encontrado um que é absolutamente brilhante – Elegante Sabonete de Óleo de Amêndoas Doces – vende-se em farmácias e Celeiro. Não é vendido como um sabonete para pincéis, mas sim como sabonete normal. É um sabonete natural (sem todos os químicos normais que vem nos sabonetes de supermercado) e tem todos os componentes do sabonete Da Vinci inclusive Sódio Cocoate (notem que no da Da Vinci é Sucrose de Cocoate e não Sódio) que é composto por ácidos gordos que ajudam a remover a maquilhagem. E acreditem que este sabonete é o melhor que já utilizei. Os meus pincéis da Inglot de eyeliner, por exemplo, ficam imundos e tingidos sempre que utilizo o eyeliner preto da Inglot, e vejam como eles ficaram depois de utilizar este sabonete:

  

Este sabonete custou cerca de 3€ e tem 140g. Custa cerca de 1/3 do da Da Vinci que tem apenas 40g (mas eles têm um sabonete maior). Desafio-vos a explorarem e a verem por vocês mesmos.

Espero que vos tenha ajudado com esta informação. O importante é que tenham máximo cuidado a manterem os vossos pincéis. De nada vale comprarem pincéis de boa qualidade se depois não cuidam deles devidamente!

Se tiverem alguma dúvida ou questão… coloquem-na!

😙

Anúncios

Autor: Ana Aurélio

Creative and in love with people.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s