iWoman: vencer as dificuldades.

Gostava de partilhar convosco algo que acredito ser transversal a todas: há sempre “vales” (problemas) na nossa vida. Mesmo que aparentemente façamos sempre o correcto e tomemos sempre boas decisões uma coisa é incontornável, passaremos sempre por períodos muito difíceis, em que teremos grandes dificuldades.

No entanto, acredito que é a nossa capacidade de responder nesses momentos que ditará a forma como sairemos destes períodos mais sombrios e difíceis. É a nossa capacidade de resposta nos piores momentos que dita até onde conseguiremos chegar no futuro.

Deixo-vos 3 dicas para quando estamos a passar por estes momentos:

1- Mantenham-se activas. As dificuldades têm uma tendência natural para nos “adormecer”, deixando-nos inertes e sem capacidade de resposta. Quantas de vocês já viram nos filmes e séries que quando alguém tem um acidente o seu corpo tende naturalmente em adormecê-los, mas para sobreviverem eles devem permanecer acordados. O melhor que podemos fazer neste momentos problemáticos é manter-nos activas. Sê activa. Se estás sem emprego, não fiques parada em casa a desesperar voluntaria-te numa instituição, desenvolve um projecto que gostes, lê, inspira-te, faz desporto, activa-te. Activas, mantemos os nossos sentidos alerta e quem sabe se não estaremos mais atentas para encontrarmos uma saída deste momento complicado?

2 – Mantém-te conectada. Outro sinal quando estamos a passar por uma grande “depressão” (sentido figurado) é a tendência que temos para nos isolar. Mas manter-nos ligadas às pessoas certas (que nos fazem bem!) é muito importante para conseguirmos chegar a “terreno plano”. Um orador que admiro muito Carl Lentz mencionou o seguinte: “diz-me quem são os teus 5 amigos mais próximos e dir-te-ei onde estarás nos próximos 5 anos”; e eu concordo com isto! Devemos manter-nos conectadas às pessoas certas, pessoas que nos inspiram, elevam e nos fazem querer chegar mais longe.

3 – Mantem-te focada. Nunca tires os olhos dos teus objectivos. Ainda que estejas a passar pelo problema mais complicado da tua vida não desistas daquilo que acreditas e de onde queres chegar. Certa vez ouvi esta história: uma mulher lutava contra um cancro mortal, e em vez de se resignar às evidências médicas ela aproveitou cada tratamento que ia faz para se dedicar a ajudar os outros doentes. A sua paixão por ajudar os próximos era tão grande, que apesar de ela estar a morrer de cancro, focou-se em ajudar os que mais precisavam.

Espero que vos possa ajudar, seja qual for a vossa situação, o que interessa é que nunca desistam de vocês.

Se quiserem, utilizem este espaço para partilharem alguma experiência ou história que conheçam, que possa ajudar e inspirar alguém que esteja a passar por um momento bem complicado, partilhem!

As nossas vivências podem ajudar muito mais os outros do que imaginamos. 🙂

Woman Standing on Mountain Top

Anúncios

Autor: Ana Aurélio

Creative and in love with people.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s