Unhas e mãos: roer não é bom!

Roer as unhas não é bom! Não digo novidades, certo? Deixa as mãos ‘horríveis’, não faz bem à nossa saúde, nem traz saúde às nossas unhas. Acho que já temos mais que motivos para deixar de as roer.

Devo admitir que até aos 14 anos, eu roía as unhas. Tinha sempre as mãos feridas, e os sabugos expostos. Doía-me constantemente os dedos. Um dia decidi deixar de as roer. Para mim, a solução foi simples: aplicar um verniz para não roer, e começar a pintar e cuidar das unhas regulamente. Comigo foi o suficiente, e em relativamente pouco tempo deixei de descarregar a minha tensão nas minhas unhas.

Se comigo foi relativamente fácil não quer dizer que com vocês seja igual. Há pessoas que lutam durante muito tempo contra este vício. Para todos os que querem deixar este vício,  deixo aqui algumas dicas que espero vos possa ajudar.

Dica #1: mantenha a boca ‘cheia’

Tente uma pastilha elástica. Quando estamos a mascar uma pastilha torna-se difícil levar as mãos à boca. E uma das formas de deixarmos de roer as unhas é deixarmos de as levar à boca. Mas há outras  opções: chupa-chupas, rebuçados (sem açúcar – não vamos estragar a linha para salvar as unhas, certo?), ou até mesmo um copo de água, e sempre que tlhe apetecer levar as mãos à boca… lá vai um gole. É uma forma fácil de transformar um mau hábito num bom!

Dica #2: Aplique um verniz anti-roer

Comigo resultou. Encontram-se facilmente em qualquer perfumaria, nas marcas especializadas em cuidado de unhas. Escolha o sabor mais terrível para si. A vontade de levar as unhas à boca reduzirá massivamente na certa.

Dica #3: Use luvas mais vezes

O inverno pode ajudar imenso nisto. Sempre que tiver luvas colocadas o ímpeto de levar as unhas à boca é travado. Podes manter as luvas em atividades de lazer como ver televisão, onde a tentação cresce exponencialmente. Utilizá-las durante as limpezas também pode ser uma vantagem, porque não ficam tão expostas a agressões químicas e não enfraquecem tanto, o que as torna menos ‘apetecíveis’ de roer.

Dica #4: Tenha à mão uma bola anti-stress

Ter uma sempre à mão pode ajudar a descarregar a tensão que levariam as mãos à boca. Roer é um hábito nervoso acima de tudo.

Dica #5: Tenha uma lima sempre disponível

Ter irregularidades nas unhas é outra tentação. Assim se tivermos sempre uma lima poderemos aligeirar essas irregularidades e suavizar a vontade de levar as mãos à boca.

Dica #6: ir regulamente à manicure

Se cuidar das suas mãos e fortalecer as suas unhas com regularidade terá menos tentação de as roer. Se as suas mãos tiverem bom aspecto também terá menos vontade de as estragar com os dentes, certo?

Dica #7: Decida que quer deixar de roer as unhas

Independentemente das dicas anteriores, se não decidir mudar de nada lhe servirá. Em primeiro lugar é preciso decidir mudar, e decidir que irá conseguir! De facto, mesmo que vacile uma ou duas vezes é normal! O importante é que na sua mente mantenha sempre a decisão e confiança em si mesmo que conseguirá deixar de as roer.

Espero ter ajudado. Alguma dúvida?

9e01ab75cc7ddbad2cd0f96486de5ecb

 

Fontes de apoio: makeup.com e Pinterest

Anúncios

Autor: Ana Aurélio

Creative and in love with people.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s